os instrumentos > famÍlia dos eletrÔnicos

[ Guitarra ]Guitarra
        A guitarra é um instrumento universal da música moderna e foi criada em 1930 tendo sua origem o violão. Por ser adaptável, portátil, atrativa e versátil, tem sido usada em um ilimitado número de estilos. É um dos mais práticos instrumentos de corda, para se tocar tanto solos quanto ritmo. O som da guitarra pode ser ouvido em todos os países de todos os continentes, com uma inigualável diversidade. Como o violão comum tem seis cordas e escala com pontos. Um pequeno microfone com uma cabeça de parafuso colocado debaixo de cada corda capta o som, ligando-o a um amplificador. A guitarra começou a se tornar mais popular depois da segunda guerra mundial, e foi consagrada definitivamente no braços da contracultura, nos anos 50 e 60. Depois disso, virou moda.  

 

 

 

Baixo elétrico
[ Baixo elétrico ]
        O baixo elétrico é um derivado da guitarra elétrica, que surgiu devido à dificuldade de se transportar e tocar o contrabaixo acústico. Foi inventado por Clarence Leu Fender em 1951, que observou que o contrabaixo acústico apresentava alguns inconvenientes para pequenas formações musicais, como seu tamanho e a sua baixa sonoridade (em comparação com a guitarra elétrica), o que obrigava aos contrabaixistas da época a colocarem microfones para uma maior amplificação do instrumento.
       O primeiro contrabaixo elétrico da história foi usado pela primeira vez na banda de Bob Guildemann (blues e rock). Até então, bandas de rock'n'roll dos anos 50, como Bill Haley e Jerry Lee Lewis usavam os contrabaixos acústicos. O baixo elétrico original e o contrabaixo acústico são semelhantes quanto a extensão (as notas que podem ser tocadas e a afinação das cordas). A partir daí, são instrumentos distintos, com uma variação do número de cordas (4, 5, 6, e, exepcionalmente, 7, além do de 8 cordas que são as 4 cordas com encordoamento duplo), até a técnica de tocar (dedilhado, "slap", "tapping", "typewriter"). Desde a sua invenção, o baixo elétrico vem adquirindo personalidade e características cada vez mais próprias e marcantes.

 Teclado
       O teclado é um instrumento musical de tecnologia totalmente eletrônica, podendo imitar com perfeição, o som de diversos instrumentos musicais, variados timbres, além de inúmeros efeitos e ritmos.
[ Teclado ]        A partir dos anos 80, o teclado teve uma considerável comercialização, por causa de seu relativo baixo custo e de sua condição portátil. Podem ser encontrados com 4 e 5 oitavas, ou até com oitenta e oito teclas, o que corresponde a uma extensão de 7 oitavas justas e uma terça maior. Hoje já existem modelos que apresentam uma dinâmica semelhante ao piano (sensibilidade ao toque).   

     

Webdesigner © Jessica Ranft