f. a. q.

Em quanto tempo vou aprender a tocar um instrumento?
O estudo da teoria musical é obrigatório?
Por que tenho que pagar mensalidade no mês de férias da Academia?
A Academia realiza atividades extras? São obrigatórias?
A Academia fornece algum tipo de certificado?
Qual a metodologia de ensino utilizada pela Academia?

. . .

. Em quanto tempo vou aprender a tocar um instrumento?
R –
O aprendizado de um instrumento requer disciplina, aplicação e dedicação. Não existe um tempo predeterminado. Costumamos dizer que: 90% do resultado que se quer atingir, depende exclusivamente do aluno. Os outros 10% é dividido entre o professor e a instituição que ele estuda. O estudo diário é fator preponderante para que o objetivo seja alcançado. Não aconselhamos horas e horas de estudo, mas que o tempo dedicado a este, seja de qualidade. Exercícios repetitivos de forma lenta e consciente ajudam, consideravelmente, no desenvolvimento do aluno. Também não aconselhamos como se diz popularmente, “colocar a carroça antes dos bois”, existem etapas a serem vencidas e, por mais que pareçam cansativas, devem ser seguidas. O aluno deve controlar a ansiedade (normal em todo processo de aprendizagem), concentrar e direcionar suas energias para um aprendizado eficaz e prazeroso. O professor, por sua vez, atua como motivador. Além de repassar conhecimentos técnicos, interage, incentiva e alia qualidade de ensino ao prazer do aluno em poder tocar um instrumento. O ambiente, que também exerce influência no aprendizado, deve ser aconchegante, atender necessidades e proporcionar bem-estar.
- topo -

. O estudo da teoria musical é obrigatório?
R -
Quem estuda teoria musical tem uma evolução mais rápida na aprendizagem do seu instrumento e uma compreensão melhor da música em geral. Além disso, o desenvolvimento do raciocínio lógico adquirido com a teoria musical é extremamente útil para a matemática. É comum que muitos alunos, na medida em que conhecem mais sobre seu instrumento e sobre música, percebam a importância do estudo teórico e, depois de algum tempo, optem também por freqüentar as aulas de teoria.
       A teoria musical é tão necessária que o professor invariavelmente precisa dedicar um tempo durante as aulas para explicar alguns elementos de teoria necessários para o aprendizado da execução do instrumento, enquanto podia estar dedicando aquela aula somente para a prática do instrumento.
        Consulte os horários de nossas aulas teóricas.
- topo -

. Por que tenho que pagar mensalidade no mês de férias da Academia?
R –
A Academia tem um recesso por ano (janeiro). Apesar do recesso, a Academia, como empresa, tem que arcar com seus compromissos: aluguel do espaço, telefone, folha de pagamento e impostos federais e estaduais. Essas são as razões porque o aluno tem que pagar o mês de janeiro. As aulas referentes ao mês de recesso são repostas em fevereiro.
- topo -

. A Academia realiza atividades extras? São obrigatórias?
R –
Sim, a Academia realiza 01 atividade extra por ano. A audição é um evento estruturado, com uma programação elaborada pela coordenação e os professores. Dois meses antes da audição os alunos junto com seus professores, começam a escolher repertório e a ensaiar. Essa fase é muito gostosa e emocionante. O envolvimento dos alunos é contagioso. Na audição os alunos podem trazer seus convidados e os resultados até agora obtidos, foram surpreendentes. A participação dos alunos no evento não é obrigatória, mas ressaltamos que o aluno de música deve conscientizar-se de que em algum momento de sua vida terá que mostrar suas habilidades para alguém. Seja para os pais, um amigo ou para um grupo de pessoas, uma hora vai ter que acontecer. A participação do aluno constitui um momento de extrema valia e demonstração do trabalho realizado durante o ano. É também uma forma da Academia promover a confraternização entre alunos, professores e familiares.
- topo -

. A Academia fornece algum tipo de certificado?
R –
Não. A Academia é uma instituição que ministra cursos livres e não uma escola formadora, por isso não oferece nenhum certificado de conclusão. O que podemos oferecer é um certificado de participação quando o aluno se apresenta nas Audições.
- topo -

. Qual a metodologia de ensino utilizada pela Academia?
R –
Como os nossos cursos são “ livres”, a metodologia de ensino está a cargo de cada professor. Através das aulas o professor identifica o que o aluno deseja com a música e, em cima desse desejo, direciona o conteúdo respeitando sempre os limites e o ritmo de aprendizagem de cada um. Como as aulas são individuais o professor estabelece uma relação muito próxima do aluno e assim identifica rapidamente as dificuldades e qual a melhor forma de vencê-las. Não adotamos um material especifico, mas indicamos livros, dvd’s e outros periódicos que enriquecem o aprendizado além de exercícios oferecidos pelos professores e material da própria Academia.
- topo -

 

Webdesigner © Jessica Ranft